Bolos lêvedos

Em casa da minha Avó, dia de bolos lêvedos ou bolo rolão como ela chamava, era dia de festa. No dia anterior era anunciado o grande petisco, quase que não dormíamos à espera da hora para saborear o delicioso manjar. De manhã cedo ela levantava-se e amassava os bolos que ficavam o dia quase todo a levedar, a espera tornava-nos impacientes e a pergunta era constante “Está quase?”. Mas os bolos tinham a sua hora e gostavam de crescer devagarinho. Então depois do almoço era a altura de recomeçar o ritual, punha-se a lenha na “chapa” (género de fogão a lenha que existe ao lado do forno de lenha), para ir começando a aquecer. Enquanto isso tendiam-se os bolos, redondos e achatados, que cresciam uma última vez antes de ir para o lume, onde eram cozinhados pacientemente em tijolo de barro (género de sertã em barro). E bolo após bolo, num momento sem pressas, iam-se debulhando histórias antigas de como ela tinha aprendido a fazê-los e de como é que a mãe e sogra faziam. Parece que ainda te vejo encostada à chapa e com a alegria que tinhas nestes dias, sim para ti este era um dia de festa.
A receita que aqui apresento já é uma receita adaptada, pois a minha avó apenas colocava nos seus bolos, farinha, água, levedura, açúcar e sal. Apesar de ser uma receita simples, nunca mais ninguém conseguiu faze-los como ela.
 
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
300 grs de açúcar
4 ovos
½ litro de leite
1 colher (de chá) de sal
1 colher (de sopa) de levedura ou fermento de padeiro
3 colheres (de sopa) de margarina
 
Modo de preparação:
Em parte do leite morno coloque a levedura ou fermento de padeiro e deixe crescer. Aqueça o restante leite com o sal e a margarina. Numa tigela coloque a farinha, os ovos, o açúcar e adicione gradualmente o leite com a margarina e amasse. Por fim coloque a esponja formada com o leite e a levedura e amasse até ficar com o massa elástica. Deixe levedar por 7 horas ou então deixe a levedar durante a noite. Forme pequenas bolas e achate-as e ponha a levedar uma última vez em cima de uma toalha enfarinhada, por aproximadamente 45 minutos a 1 hora. Leve a cozer numa frigideira de ferro pré aquecida e polvilhada com farinha. Coza de ambos os lados.

Comentários

  1. Ai, adoro bolos lêvedos! Gosto tanto que como-os mesmo simples! Vou ratanhando e quando dou por mim já comi um ou dois sem dar conta! Os teus ficaram com um aspeto maravilhoso! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares