sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Lemon curd

"Se a vida te der limões, faça limonada." Nos dias que correm temos de aproveitar tudo o que a vida nos dá. Na cozinha passa-se a mesma coisa, quantas vezes estragam-se ingredientes que podiam ter sido aproveitados para situações futuras. Em altura de abundância de limões, fiz "lemon curd" ou creme de limão. Para além de ser uma forma de aproveitar limões, este creme é muito versátil podendo servir para recheio de tortas, acompanhar uns scones ou até umas simples torradas. No verão é um excelente topping para um gelado de nata. Este creme pelo que pesquisei tem uma durabilidade de cerca de 3 meses no frigorifico.
 

Ingredientes:
6 limões
6 ovos
120 grs de manteiga
450 grs de açúcar
 
Modo de preparação:
Num tacho coloque o sumo e a raspa dos limões, a manteiga e o açúcar. Leve ao lume até dissolver tudo bem.
Entretanto bata os ovos com uma vara de arames. Retire a mistura do lume e junte os ovos, mexendo sempre. Leve novamente ao lume, sem deixar de mexer e até engrossar. Se fizermos o teste do ponto estrada nas costas de uma colher e se formar a estrada o creme estará pronto.
Retire do lume e coloque em frascos esterilizados. Volte-os de cabeça para baixo durante 30 minutos para criar vácuo. Guarde no frigorifico até usar.

1 comentário: