Pão artisan integral com aveia

Há quem me ache doida, quando digo que gosto de acordar cedo durante o fim de semana e ir para o silêncio da cozinha e sozinha com os tachos preparar uma mesa de pequeno almoço bonita e variada. Acreditem ou não para mim é muito relaxante... e quando a casa acorda, sentarmo-nos todos à mesa e desfrutarmos daquele momento é sem dúvida um final feliz. Por ser uma das minhas refeições preferidas de hoje até ao próximo domingo, dia 24, publicarei receitas que poderão ser usadas num pequeno almoço diferente.

Mas para preparar essa mesa bonita e variada podemos adiantar algumas coisas de véspera, como é o caso deste pão. Amassado no dia anterior e cozido uns minutos antes de ir para a mesa, deixa na cozinha aquele cheirinho bom a pão.

Ingredientes:
750 ml de água morna
11 grs de fermento de padeiro
1 colher (de sopa) de sal fino
600 grs de farinha de trigo
200 grs de farinha de trigo integral
100 grs de farelo de trigo
100 grs de flocos de aveia

Modo de preparação:
Num recipiente grande, em plástico e com tampa, coloque a água morna, o fermento e o sal. Com uma colher de pau misture bem os ingredientes e deixe repousar por 10 minutos. Entretanto pese os restantes ingrediente e depois de ter passado o tempo de repouso, incorpore todos eles aos poucos e poucos, com a colher de pau. Deixe repousar por cerca de 2 horas à temperatura ambiente e ficará pronta para utilizar de imediato ou então guarda no frigorifico, para ser utilizada no dia seguinte. Com cuidado retire a porção que necessite para fazer o pão e sem amassa-la muito coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal ou polvilhado de farinha. Polvilhe com farinha ou com flocos de aveia, dê uns golpes com uma faca e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos.

Comentários

  1. Não há nada melhor do que o pão quentinho acabado de fazer logo pela manhã! E então barrado com manteiga Açoriana é mais do que perfeito! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares