Donuts

Hoje, dia 4 de Julho, celebra-se o Dia da Independência dos Estados Unidos da América. 
Devido à vaga de emigração após o Vulcão dos Capelinhos, os Açores possuem uma forte ligação aos EUA. Essa ligação deu-nos a conhecer os mais diversos aspectos da cultura desse país. 
Ao nível da gastronomia associamos os EUA a uma cultura de fast food, mas se fizermos uma pesquisa encontramos uma cozinha variada de estado para estado.
Hoje escolhi os donuts para a minha singela homenagem a este país, uma iguaria que me faz lembrar também a minha infância e as visitas dos primos americanos.


Ingredientes: 
200 grs de leite
80 grs de açúcar 
40 grs de  manteiga
11 grs de fermento de padeiro
1 pitada de sal
500 grs de farinha de trigo
1 gema

Modo de preparação:
Desfaça no leite morno o açúcar, a manteiga, o fermento de padeiro e o sal. Junte a este preparado a farinha e a gema e amasse até obter um mistura elástica. Reserve esta massa tapada e deixe duplicar de volume. Sobre uma superfície polvilhada de farinha, estique a massa com a ajuda de um rolo, até que esta fique com 1 cm de espessura. Corte os donuts, aproveitando o máximo possível da massa, para evitar voltar a amassar. Coloque num tabuleiro forrado de papel vegetal e deixe levedar por 30 minutos. Neste momento pode frita-los ou se preferir uma opção mais saudável coze-los no forno a 180ºC, até ficarem ligeiramente dourados.

Comentários

Mensagens populares