Bolos levedos

O meu marido é natural da ilha de São Miguel e como bom micaelense não dispensa os bolos lêvedos e eu como boa esposa tinha de me aventurar nesta receita. Esposa babada fiquei a vê-lo devora-los quentinhos com manteiga durante o lanche.

Ingredientes:
1/2 kg de farinha de trigo
125 grs de margarina ou manteiga
125 grs de açúcar
20 grs de fermento de padeiro (ou 1 saqueta de levedura seca de 11 grs tipo fermipan)
2 dl de leite
raspa de limão
2 ovos

Modo de preparação:
Peneire a farinha para um alguidar e faça uma cova no meio, junte o açúcar, os ovos, a margarina e comece a misturar, dissolva o fermento no leite morno e acrescente á farinha amassando e sovando a massa muito bem (se for preciso acrescentar mais um pouco de farinha).
Deixe levedar em local aquecido até dobrar de volume, bem tapada.
Faça bolas do tamanho de 1 laranja e disponha em tabuleiros ou panos polvilhados com farinha e deixe repousar por mais 30 minutos.Pegue em cada uma das bolas e vá achatando tipo panqueca. Polvilhe uma sertã ou, na sua falta façam como eu numa frigideira anti-aderente e deixe cozinhar em lume muito brando de um lado e do outro. Sirva simples ou com compotas a gosto ou ainda com um queijinho fresco. São deliciosos
Manda a tradição que sejam feitos em sertã de barro sobre lume de lenha, mas á falta deles e com a praticidade dos dias de hoje, eu faço-os no fogão eléctrico e com frigideira.
Têm a vantagem de não serem cozinhados com gordura.

in http://receitas-nani.blogspot.com/2008/04/bolos-levedos-dos-aores.html

Comentários

  1. Ai meu Deus como me fazes lembrar meus tempos de crianca adoro esses bolos levedos ,tambem vou ter de faze-los ,os teus estao muito bonitos beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. É das minhas coisas preferidas, já há muito tempo que não caço e este post veio lembrar-me disso :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares