Petiscos...

O que não nos falta em Portugal são bons queijos, enchidos e vinhos… vestida a mesa com a toalha vermelha e branca, temos aqui o ponto de partida para uma mesa recheada de petiscos. Petiscos que em tempos eram encontrados nas Tascas, local apenas frequentado por homens, hoje em dia imagem de marca de um país que sabe receber quem o visita à mesa.
E com pouco trabalho enche-se a mesa... Numa travessa de barro os enchidos variados esperam o inhame cozido para os acompanhar, as favas guisadas se bem temperadas pedem o copo de vinho, o queijo fresco com a pimenta corisca e lá vai uma isca de bolo de milho, para limpar o palato o queijo flamengo, os torremos, os tremoços e as azeitonas, serão o finger food de outros tempos. 
 
FAVAS GUISADAS
 
Ingredientes:
1/2 kg de favas secas
200 ml de azeite
2 cebolas pequenas
6 dentes de alho
2 colheres (de sopa) de tomatada
1 colher (de sopa) colorau
1/2 colher (de sopa) canela
1/4 colher (de sopa) de cominhos
1 raminho de salsa picada
5 folhas de hortelã picada
piri-piri a gosto

Modo de preparação:
Coza as favas em água e sal, tendo estas sido previamente demolhadas. Corte as cebolas em meias luas e leve  a refogar em azeite até elas ficarem transparentes. Junte o alho picado, bem como os restantes ingredientes, deixe apurar uns minutos e retifique de temperos e azeite, se necessário. Coloque as favas escorridas e envolva no molho. Já com o lume desligado, deixe descansar um pouco, para as favas absorverem os sabores.




 
 

Comentários

Mensagens populares