Bundt de chocolate com uma cobertura de Toffee...

Hoje é dia de livro...


UM BOLO POR SEMANA, de Rita Nascimento, 1° edição - Outubro de 2019, Bertrand Editora Lda.


Já aqui tinha referido, que uma das minhas autoras de pastelaria preferidas portuguesa é Rita Nascimento ou La Dolce Rita, hoje trago vos o último livro da autora. Tanto as receitas dos livros como as que apresenta no seu canal do YouTube são fáceis de executar e resultam. Por isso, assim que foi lançado o seu último livro não perdi tempo e comprei.... É também uma excelente oferta para quem gosta de bolos. Mas falemos do livro... 

A autora apresenta o livro dizendo "Um bolo é amor às fatias". Diz ainda que cresceu numa casa onde se fazia sempre um bolo ao fim de semana. Do mais simples ou mais elaborado conforme a ocasião. Diz também "... para mim um bolo é algo mais do que um bolo em si, é um carinho que se faz, um abraço que se dá em forma de fatia carregada de amor."

Termina dizendo "Com este livro quis resgatar essa ideia de fazermos um bolo quando a família está reunida em casa ou quando há motivo para celebrar. São 52 bolos, um por cada semana do ano."

E o meu bolo para esta semana, é uma combinação de duas receitas deste livro, um Bundt de chocolate com uma cobertura de Toffee... Delicioso...





BUNDT DE CHOCOLATE

Um bom bolo de chocolate não pode faltar no reportório de receitas de um bom guloso! E este é denso, bem escuro e com um sabor bastante intenso.


Ingredientes:

2 ovos

250 grs de açúcar

100 grs de chocolate (em tablete ou gotas)

125 grs de manteiga

100 ml de leite

200 grs de farinha

20 grs de cacau em pó

1 colher de chá de fermento

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal


Modo de preparação:

Pre aqueça o forno a 180°C.

Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura espumosa, mais volumosa e esbranquiçada.

Num recipiente, coloque o chocolate (parta-o em pedaços se estiver a usar a tablete), a manteiga e o leite e derreta no microondas ou em banho-maria. Vá mexendo regularmente para ir integrando bem os três elementos e para o chocolate não queimar. Controle para que não fique muito quente.

Junte a mistura de chocolate ao creme de ovos e  açúcar.

Envolva delicadamente os ingredientes secos: a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal, peneirados.

Coloque a massa numa forma preparada e leve ao forno.

Coza durante cerca de 40 minutos ou até um palito espetado no centro sair limpo.


TOFFEE


Ingredientes:

200 ml de natas

125 grs de açúcar

30 grs de manteiga


Modo de preparação:

Aqueça as natas e reserve.

Numa panela ou num tacho, vá colocando o açúcar pouco a pouco, nunca deixando de mexer para não queimar, até que todo o açúcar se dissolva e esteja com cor de caramelo.

Assim que o caramelo estiver pronto, deite as natas quentes pouco a pouco (use um tacho com as paredes altas, para evitar salpicos, porque irá borbulhar). É possível que algum do caramelo tenha solidificado por causa de um choque de temperatura, mexa em lume médio até dissolver completamente.

Quando a mistura estiver lisa, retire do lume e junte a manteiga fria cortada em pedaços. Mexa para incorporar e derreter a manteiga.

Leve ao frigorífico pelo menos durante 4 horas para que espesse e arrefeça ou use quente como molho.

(receitas transcritas do livro)


Deixei arrefecer o bolo e o toffee, antes de cobrir. Cobri o bolo com metade da receita do toffee. Mas para os mais gulosos podem colocar a quantidade toda da receita.  

Comentários

Mensagens populares