Peixinho da Horta

Em Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, a mesa encheu-se com as cores da bandeira nacional e com um dos petiscos portugueses, que viajou de Portugal para o Japão na época dos Descobrimentos. 

Sabiam que foram os portugueses que levaram a receita do polme para o Japão, receita que terá sido adaptada e que hoje dá pelo nome de Tempura.

No século XVI, época dos Descobrimentos, os navegadores António da Mota, Francisco Zeimoto e António Peixoto, seguindo num navio chinês com destino a Macau, foram desviados da rota. Acabando atracados na ilha japonesa de Tanegashima, decorria o ano de 1543.

Os portugueses ficaram no país menos de 100 anos, até serem expulsos em 1639 quando foi imposta uma lei ideológica. Apesar de terem sido expulsos, deixaram a receita dos peixinhos da horta, tendo os Japoneses adaptado e dado o nome de tempura. 

Acredita-se que os peixinhos  da  horta teriam sido inicialmente confecionados nas embarcações portuguesas, como forma de preservar os vegetais.

Relativamente ao termo “tempura” tem origem no latim “tempora”, que dizia respeito a um período de jejum imposto pela Igreja. Os católicos não podiam comer carne e assim terá surgido o prato.

Sendo um prato tradicional da Cozinha Portuguesa e não se sabendo ao certo a sua origem, é na Estremadura que se encontra a maior tradição de o cozinhar. 



PEİXİNHOS DA HORTA


Ingredientes:

400 grs de feijão verde

150 grs de farinha com fermento

2 ovos

1 dl de água com gás gelada

1 colher (de sopa) de azeite

sal e pimenta q.b.

óleo para fritar


Modo de preparação:

Limpar o feijão verde, retirar o fio e levar a cozer em água temperada com sal por 5 minutos. Escorrer o feijão e deixar arrefecer. 

Preparar o polme. Deitar a farinha para um recipiente, temperar com sal e pimenta, juntar os ovos, o azeite e a água em fio, mexendo sempre até ficar um polme liso.

Colocar ao lume um tacho com óleo e deixar aquecer.

Envolver o feijão verde, um a um, no polme, deixar escorrer um pouco, deitar no óleo e fritar até ficarem douradinhos.

Retirar e colocar sobre papel absorvente. 

Comentários

Mensagens populares