Arroz doce

Por estes dias, em todas as ilhas dos Açores vivem se as grandes festas do Espírito Santo. Cada ilha com as suas tradições, mas em comum todas vivem com a força da fé, dos vulcões, dos terramotos e das tempestades... Nestes dias partilhamos o pão e o vinho, partilhamos louvor e agradecimento. Nos tachos nunca falta carne nem caldo e as portas estão sempre abertas a qualquer irmão que peça um prato de Sopas. Vive se em verdadeira comunidade, todos estão disponíveis para ajudar, com pouco se faz muito.

Em muitas destas mesas não falta o Arroz Doce, tão simbólico também, o arroz é o alimento da vida e da imortalidade, da abundância e da felicidade. E é assim de coração cheio e feliz que vivemos estes dias. 


ARROZ DOCE


Ingredientes:

500 grs de açúcar

500 grs de arroz carolino

5 gemas

raspa de 1 limão grande

62,5 grs de manteiga

1 l de água

1 l de leite

1 pitada de sal


Modo de preparação:

Coze-se o arroz em água, com o sal e a manteiga.

Depois de estar cozido e de já ter reduzido a água junta-se o leite, metade do açúcar, deixando cozinhar até reduzir o leite. Retira-se então do lume e sem deixar de mexer adiciona-se as gemas batidas junto com o restante açúcar e a raspa do limão. Leva-se de novo ao lume até ferver e o arroz ficar cremoso e consistente.

Enfeitar com canela a gosto. 

Comentários

Mensagens populares