Bolo de chocolate

Alguns livros influenciaram a Gastronomia de uma época, como foi o caso do livro "Escola de Noivas", de Laura Santos que conheci pelas mãos da D. Maria Regina Pimentel e que nos anos 50 era costume oferecer às meninas que iam casar. Um livro que era considerado um verdadeiro guia das donas de casa, com tudo o que uma mulher deveria saber para governar bem o seu lar. Um livro realizado com a colaboração de Maria Fernanda Bairrão Oleiro Pombo e Alberto Serra, dividido em duas partes. Primeira parte: Decoração do lar e simplificação do trabalho doméstico. Segunda parte: Serviço de mesa, etiqueta e culinária. 

Sobre Laura Santos, a autora do livro, pouco se sabe, tendo apenas conseguido apurar que: ’’A Editorial Lavores, com sede em Lisboa (...) foi fundada por uma pequena grande mulher chamada Laura Santos, já lá vão perto de 100 anos. Laura Santos começou por exercer a sua atividade ligada aos livros numa pequena tabacaria de Alvalade, em Lisboa, de onde partiu rumo a todos os recantos do nosso país, recolhendo do coração do povo, a mais completa carteira de arte culinária. Esta dedicada e apaixonada recolha permitiu a edição de variados títulos de cozinha, os quais fizeram desta editora líder de mercado nesta área, destacando-se alguns títulos como êxitos editoriais permanentes como são os casos de O Mestre Cozinheiro, A Mulher na Sala e na Cozinha, Culinária Prática, Livro de Ouro da Doçaria Tradicional, Arte Culinária Portuguesa, entre outros.’’ A Editorial Lavores chama-se agora Mel Editores. (1)

Não foi possível apurar a data de nascimento e morte da autora, nem da primeira edição deste livro. Um livro que continua à venda, estando já na sua 10ª edição, publicada em 1990. A 2ª edição foi publicada em 1951.

A edição que tive oportunidade de folhear, remonta ao início dos anos 50 e foi oferecida à D. Maria Regina antes do seu casamento em 1953. O livro mostrava sinais de muita utilização, já não possuindo a capa original e pelo que nos contou a D. Maria Regina era um livro que recorria com alguma regularidade. Este livro terá influenciado a Culinária de uma época, em que se procuravam novas receitas para surpreender quem se recebia.

A receita que vos trago hoje foi retirada deste livro.

(1) Informação retirada do site www.meleditores.pt  


BOLO DE CHOCOLATE 


Ingredientes:

150 grs de manteiga

150 grs de chocolate

150 grs de açúcar

150 grs de bolacha Maria

3 gemas

1/2 cálice de vinho do Porto


Modo de preparação:

Derrete-se o chocolate com a manteiga em banho maria. Bate-se as gemas com o açúcar. Junta-se o preparado com chocolate e de seguida a bolacha Maria picada. Forra se uma forma de bolo Inglês com papel vegetal, no fundo coloca-se o vinho do Porto e por cima o preparado do chocolate com a bolacha. Pressiona-se para compactar e depois leva se ao congelador. Antes de servir desenforme e corte em fatias.

Comentários

Mensagens populares