Molho de Ovo

Na semana passada participei, a convite da Associação de Turismo Sustentável do Faial, na mesa redonda Redescobrir a Gastronomia Tradicional. Nessa mesa redonda falou-se do Molho de Ovo, um prato tradicional do Faial, que se fazia antigamente quando as galinhas estavam a pôr, na Quaresma quando os católicos faziam jejum de carne e cá por casa nos dias de cozer pão, em que a batata era substituída pelo pão de milho acabado de cozer. Um prato simples, cheio de sabor e... vegetariano, sim os nossos antepassados não tendo fartura de peixe e de carne cozinhavam com o que tinham... é caso para se dizer, se as galinhas te dão ovos, faz Molho de Ovo.


MOLHO DE OVO

Ingredientes:
azeite
1 cebola média
4 dentes de alho
6 colheres (de sopa) de polpa de tomate
1/2 copo de vinho branco
1 colher (de chá) de cominhos
1 colher (de chá) de colorau
1 raminho de salsa
6 batatas média descascadas e cortadas às rodelas
8 ovos
2 colheres (de sopa) de farinha com fermento
sal e pimenta preta q.b.

Modo de preparação:
Refogar em azeite a cebola picada e o alho. Juntar a polpa de tomate, o vinho, o colorau, os cominhos e o raminho de salsa. Deixar ferver e juntar as batatas e água até tapar as batatas. Temperar de sal e pimenta preta.
Enquanto as batatas cozem, bater 7 ovos com a farinha e colocar numa frigideira com um pouco de azeite e fritar a omelete. Depois retirar da frigideira e cortar em quadrados.
Bater o ovo que resta com uma pitada de sal e juntar um pouco do molho continuando sempre a bater para temperar o ovo.
Retificar os temperos do molho. Juntar o ovo batido e mexer. Por fim, juntar a omolete e mexendo, deixar apurar.

Comentários

Mensagens populares