É Natal... parte 1

É Natal... 

Os cristãos celebram o nascimento de um menino que traz uma mensagem de esperança e de amor... um menino que, por um dia, une famílias, sendo ou não cristãs...  une famílias à volta da mesa, em que, entre o bacalhau e a molha de carne, se partilham histórias, entre o bolo de Natal e as prendas, se oferecem memórias de outros Natais.  

É desta partilha de memórias que também se faz o Natal, os avós contam aos netos como eram os seus presentes, as bonecas de pano ou os carrinhos de madeira; e as mães passam aos filhos as receitas de família, que têm sabor de Natal. 

Também eu já começo a partilhar essas memórias e, recuando 30 ou 40 anos, já existem tradições que se vão perdendo. Recuemos aos tempos em que, quando dezembro entrava, começavam os Ranchos a ensaiar, matava-se o porco para se ter abundância pelo Natal e faziam-se os licores caseiros e aguardentes, que já serviam para brindar os homens pela matança do porco. O porco era todo aproveitado, para que houvesse fartura nesses dias. No início de dezembro, em dia de cozer o pão, juntavam-se as mulheres da família e faziam-se os bolos de Natal, o bolo de figo e as bolachas caseiras, com o seu característico cheiro a amoníaco. Tudo isto com sabor especial, o sabor das longas conversas enquanto se picavam as frutas, as risadas e as brincadeiras das crianças, que corriam em volta da mesa à espera de que a massa do bolo estivesse pronta para ir ao forno e elas pudessem "rapar as panas". O sabor da espera, a espera para provar estes bolos que perfumavam o ar, mas que apenas seriam partilhados no dia de Natal.

(Continua)




Bacalhau com broa e grão crocante 

 

Ingredientes: 

2 postas de bacalhau 

6 batatas médias 

1 cebola grande 

½ broa de milho 

salsa  

6 dentes de alho 

6 azeitonas pretas 

500 grs de grão-de-bico 

paprica 

cominhos 

azeite 

sal e pimenta 

 

Modo de preparação: 

Comece por preparar o grão-de-bico: escorrer e secar bem o grão-de-bico, colocar num pirex e temperar com azeite, paprica, cominhos, pimenta e sal. Levar ao forno a 200ºC por 30 minutos, passados 15 minutos mexer o grão-de-bico. Depois de pronto, reservar. 

Colocar a broa num triturador com um raminho pequeno de salsa, 3 dentes de alho, as azeitonas, um fio de azeite e temperar com sal e pimenta. Triturar tudo e reservar. 

Descascar as batatas e cortar em rodelas (de preferência com a ajuda de uma mandolina) de 3 a 5 mm. Cortar a cebola em meias-luas e os restantes dentes de alho em rodelas.  Colocar num pirex camadas de batata, cebola e alho e entre cada camada colocar um fio generoso de azeite e temperar de sal e pimenta. Levar ao forno a 200ºC, até estas cozerem e dourarem, mexendo de vez em quando (se necessário, regar com mais azeite). Quando as batatas estiverem assadas, colocar as postas de bacalhau demolhado e, por cima, a mistura de broa. Regar com um fio de azeite e levar de novo ao forno até o pão dourar e o bacalhau cozer. Retirar do forno, colocar o grão-de-bico e servir. 

Comentários

Mensagens populares