É Natal... parte II

 Na noite de Natal, as mesas não eram tão fartas como nos dias de hoje. Lembro-me, neste dia, de o jantar ser bifes de porco ou linguiça com inhames. Depois era altura de ir até casa dos Avós abrir as prendas e, por fim, a Missa do Galo.  

O grande dia de festa era o dia 25, os doces que se faziam para sobremesa deste dia ficavam como se fossem o menino Jesus no altarinho, só os podíamos cheirar porque seriam o ponto alto do almoço de Natal. Da ementa deste dia faziam parte o bacalhau, a molha de carne de porco, pudim de Coco ou de Tapioca, bolo de laranja, bolo de figo e bolo de Natal. 

Na tarde de dia 25, visitávamos os familiares e amigos mais chegados e cada um, com orgulho, brindava com os seus licores, dava a provar o seu bolo de Natal, não faltavam também os figos passados, os amendoins, as favas, o milho torrado e os chocolatinhos escondidos em papel prateado colorido, papel que no final ainda servia para os mais pequenos enrolarem e jogarem ao berlinde. 

Hoje o bacalhau com couves já vai sendo substituído por outros mais elaborados. Fica aqui a receita mais apreciada cá por casa, mas o tradicional Pudim de Tapioca não pode faltar. 


Sendo a tapioca de origem brasileira, não se compreende muito bem como chega aos Açores. Há quem diga que esta receita tenha vindo numa carta dos nossos emigrantes que, fugindo à pobreza e procurando um mundo com mais oportunidades, atravessaram o oceano e rumaram ao Brasil. Por outro lado, existe a informação de que esta receita terá sido amplamente divulgada nas freguesias rurais nos anos 70, nos Cursos de Economia Doméstica.  


 


PUDIM DE TAPIOCA 

 

Ingredientes: 

250 grs de tapioca 

1 l de leite 

200 grs de coco 

4 ovos grandes 

500 grs de açúcar (reservar 4 colheres de sopa de açúcar para as claras) 

1 colher de sopa de manteiga 

raspa de limão 

 

Modo de preparação: 

Uma a duas horas antes de preparar o pudim, ferver o leite e deitar por cima da tapioca. Mexer de vez em quando até a tapioca começar a engrossar, misturar a manteiga e o açúcar. Deixar a tapioca absorver o leite por completo. Separar as gemas das claras, misturar as gemas, a raspa de limão e o coco com a tapioca. Colocar num pirex untado e levar ao forno a 180º C. Quando o pudim estiver cozido no centro, bater as claras em castelo juntando uma colher de sopa de açúcar por cada clara e colocar por cima do pudim, levar de novo ao forno até dourar as claras. 

Comentários

Mensagens populares