Sonhos de bacalhau

Hoje vamos falar de sonhos... 

Nos anos 80’s, nas freguesias rurais lecionavam-se cursos de Corte e Costura, Datilografia e Música, hoje em dia os chamados workshops. No curso de Corte e Costura as senhoras, quase todas domésticas, juntavam-se durante a tarde para aprenderem a arte da agulha e do dedal, havendo também espaço para algum convívio principalmente nas épocas festivas, nos aniversários e no dia de encerramento desses cursos. Para esses convívios cada uma levava o prato para partilhar e rapidamente o curso de Corte e Costura, transformava-se num curso de culinária onde se partilhavam receitas e modos de fazer. É desses convívios que recordo ter provado pela primeira vez sonhos de bacalhau. Sendo algo diferente para a época, foram muito apreciados, a receita foi partilhada e nenhuma senhora quis perder a mesma.  



SONHOS DE BACALHAU

Ingredientes:

1 chávena de bacalhau cozido e bem desfiado 

1 chávena de água 

1 chávena de farinha de trigo 

1 colher (de sopa) de manteiga 

5 ovos 

1 colher (de chá) de fermento em pó 

1 raminho pequeno de salsa 

Sal e pimenta q.b. 

Óleo para fritar 


Modo de preparação:

Num tacho colocar a água, a manteiga, o sal e a pimenta e levar ao lume até ferver. Juntar a farinha e mexer sem parar até formar uma bola e se soltar completamente do tacho. Colocar a massa num recipiente, deixar arrefecer até conseguir trabalhar a mesma. Amassar até que esta fique ligeiramente elástica. Juntar os ovos, um a um, e continuar amassando até ficar bem ligado. Pode bater com a batedeira para que a mistura fique mais fofa. Envolver o bacalhau, a salsa picada e por fim o fermento.  

Colocar num tacho óleo a ferver e depois reduzir para lume médio. Retirar colheradas, formar os sonhos com a ajuda de duas colheres e fritar, regando-os com óleo quente. Estão prontos quando crescerem, flutuarem no óleo e rebentarem. Retirar e colocar num papel absorvente, para retirar o excesso de gordura. 

Comentários

Mensagens populares