Torta Dancake

No Dia Mundial da Criança, é impossível não recordar as memórias de uma infância feliz, que me tornou na pessoa que sou hoje. 

Dia da Criança, era sinónimo de passeio no autocarro, altura em que andar de autocarro era quase como andar de avião. Quase nem dormíamos e começávamos cedo escolhendo a melhor roupa para este dia especial, por vezes o primeiro dia em que vestíamos roupa de Verão. As mães preparavam as lancheiras com carinho e com algumas iguarias que não eram habituais. 
Um desses passeios do Dia da Criança, foi ao Jardim Botânico, a novidade de um jardim diferente e que nos despertava imensa curiosidade, mas a recordação que tenho mais viva desse dia era o orgulho que tinha nas iguarias que iam na lancheira. 
Numa altura em que fiambre já começava a aparecer em algumas casas, na minha lancheira ia uma rica sandes de manteiga com linguiça cortada às rodelas, a melhor banana do cacho, o desejado chocolate Regina com creme e com sorte, até tive direito nesse dia a um Capri-Sun. Iguarias que eram iguarias por não serem habituais e por serem reinventadas. Tudo começou com as conversas, nos dias anteriores sobre o que cada um ia levar para lanchar. A sandes de fiambre era a mais cobiçada, como era algo que não comprávamos, havia que inventar então lá convenci a minha mãe a fazer uma sandes com manteiga e linguiça, que era o mais parecido que tínhamos com fiambre em casa. Ainda hoje recordo esses sabores...
Outro momento alto da nossa vida agitada de crianças eram as festas de anos, regalia apenas de alguns, e as festas da Escola. Dias em que no final, o mais importante eram as brincadeiras... Eram com jogos como apanhada, saltar à corda, ao elástico, jogar ao ringue e ao mata, que nem dávamos pelas horas a passar. Brincadeiras que só eram interrompidas quando nos chamavam para ir lanchar. Nas mesas de aniversário e nas festas de Escola não faltavam iguarias como a sandes de carne assada ou sandes de queijo, o pão de leite com manteiga, Queijo São Jorge e a azeitona a enfeitar, o Pudim Boca Doce de Chocolate e as Tortas Dancake. Para beber jarros de sumo Dawa ou Tang, com o tradicional sabor a laranja e com sorte podia ser que tivéssemos também sabor a morango. 
Nas festas de aniversário, os bolos eram o centro das atenções, para as meninas os bolos da Barbie, em que a boneca era literalmente espetada no bolo e para os meninos claro, o coco tingido de verde fazia a relva de um bonito campo de futebol.... Como prenda de aniversário recebíamos blocos de notas com suaves desenhos e folhas perfumadas, folhas que seriam depois trocadas no recreio da escola para aumentar a desejada coleção. Eram simples e pequenas folhas perfumadas, mas que nos faziam passar horas a olhar para elas, como se um prémio de lotaria se tratasse. 
E para saborear, recordando todas estas e outras memórias, trago a minha Torta Dancake de Chocolate.


TORTA DANCAKE DE CHOCOLATE

Ingredientes para o bolo:
6 ovos
200 grs de açúcar 
130 grs de farinha de trigo T55 (sem fermento) 
25 grs de cacau 

Modo de preparação:
Bater os ovos com o açúcar até duplicar de volume. Peneirar a farinha e o cacau e envolver ao preparado dos ovos. 
Levar ao forno a 180°C, em tabuleiro untado e forrado com papel vegetal. 
Quando fizer o teste do palito e este sair seco, retirar do forno, deixar arrefecer uns minutos. Enrolar a torta, mantendo o papel vegetal para não colar. Tapar com um pano e reservar.

Ingredientes para o recheio:
400 grs de açúcar fino
200 grs de margarina 
15 ml de leite
aroma de baunilha a gosto 

Modo de preparação:
Bater a margarina com o açúcar. Juntar aos poucos o leite até obter uma mistura fofa. Aromatizar a gosto com baunilha. 

Ingredientes para a cobertura:
200 grs de chocolate
100 ml de natas

Modo de preparação:
Colocar num recipiente o chocolate e as natas. Levar ao micro-ondas para derreter, mexendo de 30 em 30 segundos, até obter uma mistura cremosa e homogénea. 

Para montar a torta, rechear com o creme de manteiga e cobrir com a ganache de chocolate. 
Se pretender que fique ainda mais com o aspeto da famosa Torta Dancake, derreter chocolate branco e enfeitar a torta com este chocolate. 

Comentários

Mensagens populares