Tarte Bom Bocado

 Hoje, dia 10 de Junho, celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Feriado nacional, para além de prestar homenagem à nossa história e às nossas tradições, presta homenagem ao grande poeta Luís Vaz de Camões, autor d´Os Lusíadas, a maior obra épica de Portugal, que faleceu no dia 10 de junho de 1580.

Não podemos falar em Portugal, sem falar na sua gastronomia e são sem dúvida imagem do nosso país o bacalhau e o pastel de nata. Hoje trago a Tarte Bom Bocado, que me faz lembrar um grande Pastel de Nata.


TARTE BOM BOCADO


Ingredientes para a massa:

200 grs farinha

1 ovo

100 grs açúcar

125 grs manteiga


Modo de preparação:

Num recipiente colocar os ingredientes começando pelos secos, por fim o ovo e a manteiga. Misturar até obter uma massa homogénea. Fazer uma bola e enrolar em película aderente. Levar ao frigorífico por 15 minutos. 

Ao fim desse tempo, colocar numa superfície polvilhada com farinha e esticar a massa. Com a ajuda do rolo, colocar na tarteira que previamente foi untada e forrada com papel vegetal. Colocar uma folha de papel vegetal e no interior colocar grão, para que a massa não baixe dos lados quando for ao forno. 

Levar ao forno pre-aquecido a 180°C


Ingredientes para o recheio:

8 gemas

2 colheres (de chá) de amido de milho

200 grs de açúcar

1 casca de limão

5 dl de natas


Modo de preparação:

Num tacho juntar todos os ingredientes e misturar bem. Levar ao lume e mexer até engrossar. Retirar a casca do limão e colocar o preparado na tarteira. 

Levar ao forno até ficar firme no meio e dourada. 

Comentários

Mensagens populares