Bolos levedos

 Associamos os Bolo Lêvedos, à ilha de São Miguel e principalmente ao Vale das Furnas. Mas esta iguaria é consumida um pouco por todas as ilhas dos Açores, variando a quantidade dos ingredientes e até o nome. Mais pobre ou mais rico na quantidade dos ingredientes, há quem também lhe chame de Bolo Rolão ou Bolos Inchados. Nos últimos anos o seu consumo tem aumentado, com o mesmo a ser usado para diferençar hambúrgueres, sandes e até pizzas já se faz com este bolo. É sem dúvida um produto açoriano e para que fiquei deliciosos, têm de levar a boa manteiga e leite dos Açores.




BOLOS LÊVEDOS


Ingredien​tes para o fermento: 

125 ml de água morna 

1 colher e meia (de sopa) de farinha de trigo

½ colher (de chá) de açúcar 

1 colher e ½ (de sopa) de fermento de padeiro 


Modo de preparação do fermento: 

Num recipiente colocar a farinha, o açúcar e o fermento de padeiro e misturar. Juntar a água e misturar até ficar homogénea. Deixar descansar até duplicar de volume. 


Ingredientes: 

1,250 kg de farinha de trigo 

400 grs de açúcar 

1 colheres (de chá) de sal 

3 ovos 

125 grs de manteiga 

500 ml de leite  


Modo de preparação: 

Num tacho colocar o leite e a manteiga, até a manteiga derreter. 

Na batedeira colocar o açúcar, o sal e os ovos e bater. Juntar o leite com a manteiga (morno), voltar a bater. Acrescentar o fermento e misturar. Por fim, juntar a farinha e bater até obter uma mistura homogénea e elástica.

Deixar descansar por 20 minutos. Passado esse tempo, com a mão molhada virar as pontas da massa para dentro. Deixar de novo a descansar, levedar cerca de 1 hora ou até a massa duplicar de volume.  

Com as mãos molhadas, retirar um pedaço de massa e formar umas bolas, colocar em cima de farinha e moldar os bolos polvilhando com farinha e achatando. Levedar por 30 minutos.  

Cozer em lume brando, numa frigideira de fundo grosso e que deve estar bem quente.  


Comentários

Mensagens populares