Bolo de milho

Hoje acendi a chama das memórias...

"Os Dias de Cozer" em casa da Avó eram sempre dias de festa... ela gostava de nos ter de roda das suas saias e nós de estarmos de roda dela... com sorte dava-nos um pouco da massa do pão e iamos para a rua fazer o nosso pão na pedra que o sol tinha aquecido. Também com sorte ia para o forno um bolo doce e nós iamos rapar a pana. 

O cheiro da forno a arder confundia se com o cheiro da farinha escaldada para o bolo de milho e o cheiro do limão para o bolo riscado com o cheiro da canela para os bolos torrados, tudo isto regado com o café feito na chaleira em cima da chapa.

Eram dias em que a casa se enchia de gente, de cheiros e sabores. Se partilhavam receitas, modos de fazer e também se partilhava o pão quente com um vizinho ou amigo.

Hoje recordamos esses tempos, aprendemos como se fazia e recordamos quem ensinou e assim mantemos aceso o forno das memórias.







BOLO DE MILHO


Ingredientes:

1 kg farinha milho

3 l água

1 colher (de sopa) de sal

1 colher (de sopa) de açúcar 

0,500 kg de farinha de trigo

 

Colocar a água a ferver com o açúcar e o sal. Quando a água ferver juntar a farinha de milho misturada com 300 grs de farinha de trigo, mexer até cozer e começar a desapegar no tacho.

Deixar arrefecer e amassar com os 200 grs restantes de farinha de trigo.

Tender os bolos de milho e levar a forno quente cerca de 20 minutos.

Comentários

Mensagens populares