Filhoses

 Depois de termos acendido o forno das memórias, em que pela chaminé saiu um fumo intenso de recordações. De termos aquecido a alma com o calor do pão e do bolo de milho acabados de sair do forno, de termos adoçado as memórias com os arrepiados e as bolachas caseiras, com o seu característico cheiro a amoníaco e de com os bolos torrados ou papias termos lembrado daqueles que gostavam deles com funcho e dos que gostavam com pé de torresmo.

Hoje fomos ao louceiro da Avó buscar o prato das filhoses... por estes dias se as galinhas estavam a por faziam se filhoses, se não faziam se coscorões. Num tempo sem pressas, anunciava se a iguaria que tinha sido amassada pela manhã, mas que só por meia tarde se iria puder provar. 

Depois do almoço, rumava se a casa da Avó, para apreciar o ritual de retirar generoso pedaços de massa leveda e quase como se fosse uma dança, moldar as filhoses, que eram colocadas uma vez mais a descansar em cima da mesa. No entre meio falava se dos assaltos de Carnaval que já tinham acontecido ou que iriam acontecer e planeava se mais uma fornada de filhoses para o assalto que se tinha sido convidado. Chegada a hora de as fritar, havia sempre quem se oferecia para as passar por açúcar e canela, na esperança de provar a primeira e tão esperada filhós.



FILHOSES 


Ingredientes:

1 kg de farinha

6 ovos

150 grs de açúcar

85 grs de manteiga derretida

raspa de limão

1 e 1/2 colher (de sopa) de fermento de padeiro

Açúcar e canela para polvilhar

Óleo para fritar


Modo de preparação:

Coloque o fermento numa chávena de água morna e mexa para desfazer. Junte este fermento a ½ kg de farinha e amasse com 2 ovos. Deixe levedar.

Bata os restantes ovos com o açúcar, a raspa de limão e a farinha alternadamente com a manteiga derretida e um pouco de leite morno. Adicione o fermento já levedo e amasse de modo a ficar uma massa homogénea e deixe levedar. 

Quando estiverem levedas, coloca-se o óleo ao lume e quando este estiver quente, molham-se as mãos em água , tiram-se pedaços de massa que se esticam de modo a abrir um buraco a meio e fritam-se. Escorrem-se em papel absorvente e polvilham-se com açúcar e canela.

Comentários

Mensagens populares