Crepes

Hoje é dia de livro...

ANITA NA COZINHA, texto de Gilbert Delahaye e ilustrações de Marcel Marlier, 1777° Edição - 1988

Esta semana foi intensa em recordações e despedidas. Recordações de uma infância feliz e de quem contribuiu para que assim fosse. Uma dessas recordações é o único livro da Anita que tenho e tive... Anita na cozinha.
A coleção Anita é um clássico da nossa infância... Este é sem dúvida um clássico que data de 1988.
E hoje trago dele a receita de...





CREPES

Anita faz os CREPES melhor que ninguém, se bem que... enfim... a mãe lhe vá dando uma ajudazita! Preparar a massa dos crepes não é tão fácil como se pensa. Ora experimentem.
Para quatro pessoas são necessários: 250 g de farinha, 4 ovos, uma pitada de sal, 50 g de manteiga amolecida, meio litro de leite, uma noz de levedura.
a) Preparação da massa: 1. Deitar a farinha num prato fundo. 2. Fazer uma pocinha no meio da farinha e colocar dentro dela as gemas, o sal e a manteiga. 3. Misturar tudo e bater à medida que se vai deitando o leite morno. 4. Juntar a levedura (previamente dissolvida num pouco de água ou de leite, ligeiramente aquecido) e as claras batidas em castelo. 5. Deixar levedar a massa semi líquida perto de uma fonte de calor.
b) Como cozinha-la: 1. Untar uma frigideira e aquece-la em lume forte. 2. Retirar um momento do lume e deitar dentro dela uma camada fina de massa. 3. Deixar alourar. 4. Voltar o crepe com uma espátula ou, se forem tão habilidosas como a Anita, fazendo-o virar no ar e cair de novo na frigideira. 5. Servir quente, polvilhados de açúcar. Podem apresentar-se também enrolados, depois de recheados com compota.
(receita transcrita do livro)

Comentários

Mensagens populares