Queijadas de leite


Hoje é dia de livro...
SABERES E SABORES DOS AÇORES, de Maria Orísia Melo e Conceição Melo Cabral, 1° edição de 22 de Maio de 2014, editora Letras Lavadas
Fui de férias e claro trouxe comigo um novo livro...
Não é bem um livro, mas sim uma caixa que guarda 179  fichas de receitas e história da gastronomia e das ilhas dos Açores. De Santa Maria ao Corvo, podemos encontrar as receitas divididas por carne, caça, peixe, doces e licores.
As autoras, professoras de profissão, contam que este projecto surge "... na sequência de uma investigação histórica sobre o povoamento do arquipélago até à actualidade. Foi interessante descobrir como os habitantes, com tão escassos meios e com os condicionalismos morfológicos de cada ilha, conseguiram sobreviver através do aproveitamento de recursos marinhos, da caça e de plantas até à altura desconhecidas na alimentação. Assim, aparecem as algas, as socas, as raízes, as flores e as ervas aromáticas que influenciam o paladar dos alimentos e que contribuem para a preservação, marcando, até aos nossos dias, os sabor da cozinha açoriana. "
As autoras finalizam dizendo "A arte de cozinhar nos Açores é influenciada pela sua localização geográfica, entre o velho e o novo mundo, pela religiosidade e pelo factor sócio/económico, identificando-se, na maior parte das vezes, pela sua simplicidade, originalidade e qualidade, sem perder o sabor único e autêntico, que julgamos ser pertinente incluir na História deste arquipélago. "
E como o livro foi comprado na ilha do Pico, é na secção dedicada a esta ilha que fui encontrar a receita que vos trago hoje...





QUEIJADAS DE LEITE

250 g de açúcar; 1 l de leite; 6 gemas; 2 claras; 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de chá de farinha.
Massa: 250 g de farinha; 1 colher de chá de manteiga; 1 colher de chá de banha e 1 pitada de sal.
Prepara-se a massa, misturando todos ingredientes. Deixa-se descansar envolta num pano. Estende-se com rolo, o mais fina possível, e foram-se as formas enfarinhadas.
Recheio: leva-se o açúcar ao lume com o leite até se ver o fundo do tacho. Retira-se do lume, deixa-se arrefecer, juntam-se as gemas batidas misturadas com as duas claras, a farinha e a manteiga. Volta ao lume para engrossar.
Recheiam-se as formas enfarinhadas e vão ao forno a cozer.

Nota: Na receita não refere, mas para atingir o ponto da massa juntei algumas colheres de água fria.

Comentários

Mensagens populares