segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Torta fofa

Sempre gostei muito de tortas, talvez por quando era criança a minha avó materna ter sempre Dancake em casa. O problema é que nunca me ficam perfeitas... aqui fica mais uma tentativa.

Ingredientes:
Para a massa:
4 ovos
100 g de açúcar
2 colheres (de sopa) de água morna
100 grs de farinha com fermento
manteiga e açúcar em pó q.b.

Para o recheio:
½ l de leite
2 e ½ colheres (de sopa) de pó custard
3 colheres (de sopa) de açúcar
50 grs de manteiga
1 limão (casca)
1 pau de canela
açúcar e canela em pó q.b.

Modo de preparação:
Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal untado. Ligue o forno a 190º C.
Bata bem as gemas, junte-lhes metade do açúcar e a água morna. Bata mais um pouco. À parte, levante as claras em castelo e, no final, adicione-lhes o restante açúcar. Bata de novo. Envolva as claras batidas, no preparado de gemas, assim como a farinha peneirada.
Verta a massa no tabuleiro e leve-o ao forno por 12 minutos. Retire e deixe arrefecer. Vire o bolo sobre um pano, polvilhado com açúcar em pó e descole o papel vegetal. Reserve.
Dissolva o pó custard em ¼ de litro de leite e misture bem. Adicione os restantes ingredientes e leve a lume brando, mexendo sempre com uma colher de pau, até engrossar. Retire do lume e elimine os aromáticos. Deixe arrefecer.
Com o auxílio de uma espátula, espalhe este creme sobre a torta e enrole-a com o auxílio do pano. Apare as extremidades e sirva a torta, decorada a gosto com açúcar e canela em pó.

in http://o-cantinho-da-marta.blogspot.com/2010/05/torta-fofa.html

1 comentário: