Tarte de maçã americana

Hoje é dia de livro...

uma pasteleira em casa - Rita Nascimento - 1° edição, outubro de 2017

Este é um livro obrigatório para quem gosta de pastelaria. Um livro de Rita Nascimento, também conhecida blogger @ladolcerita.
Neste livro, podemos encontrar as receitas base de massas e cremes, utilizados na pasteleira e as suas combinações.
Pela minha experiência, com este livro e com as explicações da autora até o creme de pastelaria mais difícil, vai resultar na sua cozinha. Podemos também encontrar excelentes dicas junto de cada receita. O meu está sempre à mão...




TARTE DE MAÇÃ AMERICANA

Ingredientes para a massa quebrada:
150 grs de manteiga
100 grs de açúcar
1 ovo
250 grs de farinha tipo 55 (s/ fermento)

Modo de preparação:
Recorrendo a uma colher, uma batedeira com pa ou um robot de cozinha, bata a manteiga amolecida (mas não derretida) com o açúcar até ficar com um aspecto cremoso. Junte o ovo, que deve estar à temperatura ambiente. Por fim, misture a farinha e mexa só até a incorporar e a massa formar uma bola.
Molde um disco com massa e leve-a ao frigorífico por pelo menos 2 horas, envolvido em película aderente. Para usar numa receita, retire o disco da película aderente e, sem amassar, quebre um pouco a estrutura da massa para que não esteja tão compacta quando a for esticar. Molde de novo um disco e estique-o com o rolo da massa, usando um pouco de farinha para não pegar.

Ingredientes para o recheio:
6-8 maçãs
sumo de 1/2 limão
4-5 c. sopa de açúcar amarelo
1, 1/2 c. sopa de farinha
1 c. chá de canela em pó
1/4 de c. de chá de gengibre em pó
1/8 de c. de chá de noz-moscada
1/8 de c. de chá de cravinho
1/2 c. chá de extracto de baunilha
açúcar para polvilhar q.b. (opcional)

Modo de preparação:
Descasque e corte as maçãs em fatias muito finas. Coloque as fatias numa tigela grande com o sumo de limão, mexa bem para cobrir as maçãs com o sumo e descarte o excesso de sumo que se acumular no fundo da tigela. Acrescente o açúcar, a farinha e as especiarias,  e misture uniformemente.
Com o rolo da massa polvilhado com farinha para não pegar, estenda a massa até que fique com cerca de 0,5 cm de espessura. Forre uma forma de tarte, de preferência com o fundo amovível, acomodando bem a massa e retirando o excesso do rebordo com uma faca. Pique com um garfo e recheie de maçã, pressionando ligeiramente.
Forme um disco com a massa que sobrou e estenda-o até ficar com o diâmetro do topo da tarteira. Sobreponha, cobrindo as maçãs, e é tale para dentro do rebordo da tarteira, pressionando bem para selar. Com uma faca, dê cinco cortes para fora com 3-4 cm, para que o vapor saia ao cozer. Se desejar, polvilhe com um pouco de açúcar para dar um acabamento brilhante. Leve ao forno preaquecido a 180°C durante 35 a 40 minutos, até a massa ficar bem dourada (se a massa começar a escurecer demasiado no topo, coloque por cima uma folha de papel de alumínio)
Rendimento: 1 tarte com 20-22 cm de diâmetro
(receita transcrita do livro - uma pasteleira em casa)

Comentários

Mensagens populares