domingo, 7 de fevereiro de 2016

Coscorões com creme de limão

Hoje é Domingo de Carnaval. Época festiva que celebra o “adeus à carne”. Uma época de folias e excessos a que se segue a quarta-feira de cinzas e a quaresma, um período de reflexão, abstinência e jejuns. Como em todas as tradições, também o Carnaval tem sofrido mudanças e as pessoas têm se tornado mais caseiras, tornando as folias de Carnaval pobres em gente. Lembro-me do Carnaval começar algumas semanas antes com a confeção das fantasias e com os assaltos, festas organizadas por instituições e particulares, que se esmeravam na decoração do espaço e propiciavam o convívio. Na minha freguesia os assaltos eram animados com baile ao som de gira-discos ou de conjunto musical parando à meia noite para assaltar a mesa onde estava os petiscos que cada um trazia para partilhar. Eram dias em que se acabava quase sempre por trocar algumas receitas quando aparecia um petisco diferente ou uma receita já conhecida mas que estava confecionada na perfeição. Nestes dias não faltavam à mesa os coscorões com creme de limão ou polvilhados com açúcar e canela.

Ingredientes:
1 ovo
2 colheres (de sopa) de açúcar
1 colher (de sopa) de manteiga
500 grs farinha sem fermento
água morna

Modo de preparação:
Bata o ovo com o açúcar e a manteiga derretida, junte a farinha alternadamente com a água morna, de modo a formar uma massa que descole dos lados do recipiente, deixe descansar a mesma cerca de meia hora. E volte a amassar a massa com ajuda de uma pouco mais de farinha para não pregar no recipiente. Estender a massa com o rolo numa superfície ligeiramente enfarinhada, de modo a que mesma fique o mais fino possível. Corte aos bocados e antes de colocar num tacho com óleo bem quente a fritar volte a esticar de modo a ficar fino quase transparente. Escorra em papel absorvente e depois prepare o creme para colocar por cima.

Creme de limão

Ingredientes:
2 chávenas de açucar
3 ovos
1 colher (de sopa) de manteiga
Sumo e raspa de 1 limão grande

Modo de preparação:
Colocar todos os ingredientes num tacho e levar ao lume mexendo sempre até engrossar. Colocar este creme por cima dos coscorões.

1 comentário:

  1. Cá os coscorões são completamente diferentes! Gosto da ideia de acompanhar com creme! Beijinhos

    ResponderEliminar