Filhoses

O Carnaval aproxima-se a passo largos e com ele chega a última quinta-feira, quinta-feira de comadres. Muitos vão dizendo “As festas são muito baixas, ainda não cheira a Carnaval”. O que é certo é que saímos de uma época festiva cheia de comes e bebes que foi o Natal e já estamos enfiados nas filhoses, não deu para desenjoar. Se as fofas escaldadas são a minha receita preferida desta quadra, as filhoses são para mim o cheiro do Carnaval. Em casa dos meus pais não havia Carnaval sem filhoses, quase sempre na terça-feira. E esperávamos por elas quentinhas e com uma chávena de chá curávamos as noitadas deste fim de semana de folia.
Ingredientes:
1 kg de farinha
6 ovos
150 grs de açúcar
85 grs de manteiga derretida
Raspa de limão
1 e 1/2 colher de sopa de fermento de padeiro
Açúcar e canela para polvilhar
Óleo para fritar

Modo de preparação:
Coloque o fermento numa chávena de água morna e mexa para desfazer. Junte este fermento a ½ kg de farinha e amasse com 2 ovos. Deixe levedar.
Bata os restantes ovos com o açúcar, a raspa de limão e a farinha alternadamente com a manteiga derretida e um pouco de leite morno. Adicione o fermento já levedo e amasse de modo a ficar uma massa homogénea e deixe levedar. 
Quando estiverem levedas, coloca-se o óleo ao lume e quando este estiver quente, molham-se as mãos em água , tiram-se pedaços de massa que se esticam de modo a abrir um buraco a meio e fritam-se. Escorrem-se em papel absorvente e polvilham-se com açúcar e canela.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares