Canelones de atum e legumes

O tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa Cristã. É um tempo de preparação, feito através de jejum, abstinência de carne, caridade e oração. Em casa dos meus pais as sextas-feiras da quaresma, eram sinónimo de salada de atum ou de molho de bacalhau, para assim desta forma se cumprir a abstinência da carne. Relembrando esse tempo e para quem se abstêm de comer carne nas sextas-feiras, do período da Quaresma, aqui fica a minha sugestão.
Ingredientes:
Canelones pré-cozidos
2 latas de atum
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Azeite
1 tomate picado
250 grs de mistura de legumes cozidos (cenoura, feijão verde, ervilha)
200 grs molho de tomate QB, Guloso
Molho bechamel
Sal e piri piri a gosto

Modo de preparação:
Comece por preparar um refogado, com o azeite, a cebola e o alho picado. De seguida junte o tomate e deixe cozinhar, adicionando depois o molho de tomate, o atum e os legumes. Deixe apurar e retifique os temperos. Entretanto prepare o molho bechamel.
Espalhe uma camada fina de molho bechamel no pirex, onde depois irá colocar os canelones recheados com o preparado do atum e por cima dos mesmos, novamente molho bechamel. Leve ao forno cerca de 20 minutos para gratinar.

Comentários

  1. Também foi sempre tradição cumprida em casa dos meus pais, e não era só à sexta mas também à quarta! E eu também dou por mim a cumpri-la (por vezes inconscientemente), mesmo fora da quaresma! E acabo por ver isso por outra perspectiva, é mais uma forma de ingerirmos peixe, o que é bom! É que se fosse pelo sacrifício, para mim não é sacrifício nenhum comer peixe, muito pelo contrário, hoje quase até gosto mais de peixe do que de carne! Gosto muito de canelones e já não faço há bastante tempo! Também fiz atum hoje mas nunca versão mais ligeira, salada de feijão frade. Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares