Bife à regional

Típico de São Miguel o bife à regional ou à micaelense, ganhou fama através de um restaurante na baixa de Ponta Delgada chamado Alcides. Hoje não há restaurante típico de São Miguel que não sirva esta iguaria, cada um dando o seu toque. Variam na pimenta uns usam-na em vinagre outros salgada, há ainda quem substitua o vinho branco ou a cerveja por whisky ou brandy. Há quem sirva com ovo a cavalo, outros apenas com arroz e batata frita. Eu optei por servir com umas chips de batata doce.

Ingredientes:
6 bifes de novilho (lombo ou acém)
1 pimenta salgada
3 dentes de alho laminado
1 folha de louro
330 ml de vinho branco ou cerveja
óleo para fritar
1 colher (de sopa) de manteiga
sal e pimenta

Modo de preparação:
Comece por aquecer o óleo numa frigideira e doure os bifes de ambos os lados, de modo a que fiquem no ponto mal, médio ou bem passado ao gosto de cada um. Tempere com sal e pimenta e reserve. No óleo em que fritamos os bifes junte o alho laminado e a folha de louro. Se achar que restou muito óleo retire algum. Regue com o vinho branco ou a cerveja e deixe evaporar um pouco. Junte o pimento, previamente limpo e cortado em tiras. Adicione a manteiga, mexendo sempre até que o molho fique cremoso, sem deixar ferver.
Coloque o molho por cima dos bifes e sirva.

Comentários

  1. Quando lá estive comi um com bacon, ananás e ovo a cavalo! Era muito bom! Mas essa versão simples também me agrada muito! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, pode dizer-me como faz as chips de batata doce? Ou indicar-me se já tiver algum post aqui no blog.
    Sou fã dessas chips mas já tentei fazer com curgete e não acertou... não ficaram sequinhas... Por mera curiosidade, sou da ilha Terceira :)
    Também tenho um blog e caso algum dia lhe falte ideias ( :D ) pode sempre passar por lá: http://anossayammi.blogspot.pt/

    Obrigada e muito sucesso*

    ResponderEliminar
  3. Olá novamente, logo depois de publicar o comentário, vi o post das chips de batata doce :)
    Obrigada!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares