Brooklyn Blackout Cake - Parte 2

Depois de termos preparado o pudim para cobertura e recheio, que pode ver a receita AQUI. A segunda parte do desafio traz-nos um bolo de sabor intenso, que se derrete na boca... obrigada Lemon & Vanilla e basta cheio, por terem-nos dado a conhecer este bolo e sua história. A receita aqui apresentada foi retirada do blog basta cheio e pode ver a mesma AQUI.


Bolo de chocolate

Ingredientes:
320 grs de manteiga, cortada em cubinhos
440 grs de açúcar
4 ovos grandes
2 colheres (de chá) de extrato de baunilha
520 grs de farinha
3 colheres (de chá) de fermento
1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (de chá) de sal
100 grs de cacau magro
400 ml de leite
120 ml de café forte

Modo de preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Untar com manteiga e revestir o fundo com papel vegetal, também untado, duas formas redondas com 22 cm de diâmetro. Polvilhar ligeiramente com farinha e reservar. Peneirar para um recipiente os secos - cacau, farinha, fermento, bicarbonato de sódio e sal. Reservar.
Bater a manteiga com o açúcar durante 4 a 5 minutos até obter um preparado fofo. Acrescentar os ovos, um a um, batendo entre cada adição.
Com a batedeira a baixa velocidade, ir acrescentando o leite misturado com o café e a baunilha, alternadamente com a mistura  de secos, em várias vezes e sem bater demasiado.
Distribuir a massa em quantidades iguais pelas duas formas e levar ao forno cerca de 30 a 35 minutos. Atenção para não deixar cozer e secar demais. Verificar a cozedura comum palito e retirar do forno.
Deixar arrefecer cerca de 10 - 15 minutos e desenformar sobre uma grelha de arrefecimento.

Montagem:
Estando os bolos completamente frios, cortar cada um em duas partes iguais. Neste caso os altos que se formam nos topos do bolo foram suficientes para as migalhas de cobertura, pelo que, usei as 4 fatias na composição do bolo. Se tal não acontecer, usar 3 fatias para montar o bolo e a 4ª para triturar em migalhas finas para camada de cobertura final.
Barrar a fatia da base com pudim de chocolate, colocar nova fatia por cima, voltar a barrar e repetir a operação até à 3ª fatia. Se possível levar o bolo 15 minutos ao frio para "prender" e ficar mais estável.
De seguida, com uma espátula, barrar todo o bolo com o restante pudim, começando pela superfície e continuando pelas laterais, até estar totalmente coberto.
Triturar a fatia sobrante ou os topos do bolo, em migalhas e, com as mãos em concha, espalha-las pela superfície e cola-las nas laterais do bolo, até que adirem e cubram todo o pudim. Aconselho a fazê-lo com delicadeza e evitar apertar as migalhas na mão, pois facilmente se aglomeram e perdem o ar leve e solto que devem ter, além de ser mais difícil de aderirem ao pudim.
Espalhar um pouco de raspas de chocolate por cima (opcional). Colocar mais um pouco de migalhas.
Conservar no frio até ao momento de servir.

Nota: O bolo deve ser conservado no frio.
Nota_1: É essencial que todos os ingredientes estejam à temperatura ambiente.
Nota_2: Independentemente da receita de pudim usada é essencial que este tenha boa consistência.

 

Comentários

  1. O bolo deve ser prazer a cada dentada! Ficou lindo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ontem à noite escrevi um comentário mas por azar a net estava tão lenta que deu erro e acho que não ficou registado. Dizia eu que esse bolo é prazer a cada dentada! O teu ficou bem bonito! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Amei o teu Brooklyn e só me deparei com ele hoje no round up e como tal, tinha de vir cá agradecer a tua participação e empenho.
    Muito obrigada, um beijinho e votos de excelente Páscoa.
    Lia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares