Hot cross buns

Hot cross buns, traduzindo do inglês "pão quente cruzado", é um género de pão levedado feito com especiarias e frutos secos, nomeadamente passas de uva e groselha secas. Leva uma cruz por cima que pode ser feita com uma mistura de farinha e água, glacé ou com dois cortes.
Apesar de hoje em dia já serem consumidos o ano todo, na sua origem eram apenas consumidos na 6ª feira santa. Conta a história que no século XII, um monge Anglicano, terá os confecionado e marcado com uma cruz por cima, em homenagem a este dia. Este bolinhos tornaram-se muito populares, principalmente no reinado da rainha Elizabete I, passando a ser um símbolo da Páscoa. Por se estarem a tornar tão comuns a rainha decretou que estes apenas poderiam ser consumidos em funerais, no Natal  e na 6ª feira Santa. Os britânicos, sendo um povo supersticioso, acreditavam que os Hot Cross Buns tinham propriedades medicinais e mágicas e receavam que os mesmos fossem vulgarizados. Chegando mesmo a acreditar que estes bolinhos quando confecionados na 6ª feira santa nunca ficariam duros, quando pendurados dentro de casa espantariam os espíritos malignos, protegeriam os barcos de naufragar e as amizades.
É com esta iguaria típica da Páscoa Britânica e com todo o significado neste dia, que participo na 3ª edição do desafio Sweet World, a receita foi retirada do site Inglês Gourmet e pode vê la aqui., tendo efetuado algumas alterações ao nível das especiarias e da cobertura.
Ingredientes:

(Para os pãezinhos)
625 grs de farinha de trigo e um pouco mais para polvilhar
1 colher (de chá) de sal
2 colheres (de chá) de especiarias em pó (eu usei 1 colher (de café) de gengibre, 1 colher (de café) de noz moscada e 2 colheres (de café) de canela)
45 grs de manteiga sem sal, cortada em cubos
85 grs de açúcar
raspa de 1 limão pequeno
1, 1/2 colheres (de chá) de fermento de padeiro
1 ovo
275 ml de leite
125 grs de uvas-passas

(Para a cobertura)
2 colheres (de sopa) de farinha de trigo
2 colheres (de sopa) de água fria
1 gema de ovo
2 colheres (de sopa) de leite

Modo de preparação:
Numa tigela misture a farinha, o sal e as especiarias. Coloque a manteiga usando a ponta dos dedos. Faça um buraco no centro da mistura e adicione o açúcar, as raspas de limão e o fermento. Bata o ovo e adicione à farinha, junto com o leite. Misture até formar uma massa macia e maleável.
Coloque a massa numa superfície de trabalho/bancada polvilhada levemente com farinha. Misture as passas cuidadosamente. Amasse a massa levemente por 5 minutos ou até que fique lisa e elástica.
Unte uma tigela com manteiga. Deixe a massa em formato de bola e coloque nesta tigela, depois cubra com um pano e reserve num local quente por 1 hora. Uma sugestão é aquecer o forno por 5 minutos e desligar, colocando lá dentro a massa na tigela.
Coloque a massa novamente numa superfície polvilhada com farinha e amasse novamente a massa. Faça o formato de bola, mais uma vez e coloque na tigela. Cubra e deixe reservado por mais 30 minutos para crescer.
Coloque a massa uma ultima vez numa superfície polvilhada e divida a massa em 12 partes iguais. Faça uma bolinha em cada uma delas, depois achate ligeiramente, para fazer o formato de um pãozinho. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e cubra os pãezinhos por mais 5-10 minutos para descansar.
Pré-aqueça o forno a 240ºC.
Para a cobertura, misture a farinha com a água para fazer uma pasta. Coloque essa mistura dentro de um saco de pasteleiro e desenhe uma cruz em cada um dos pãezinhos, que previamente foram pincelados com uma mistura de gema batida e leite. Baixe a temperatura do forno para os 200ºC e coloque lá os pãezinhos até ficarem dourados.

Comentários

  1. Acho uns pãezinhos lindos! Já lanchava um! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que lindos Marilia!!
    Obrigada. Ficaram lindos os teus Buns e comia já um.
    Adoro as alterações que lhes fizeste e acho que ficaram ainda melhores.
    Um beijinho e uma Páscoa muito feliz e doce,
    Lia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares