dia 23... tá consolando... uma cozinha em isolamento...

Para os católicos hoje é dia de jejum e abstinência, tal como foi nas sextas feiras durante o tempo da Quaresma.
Depois de uma época de folias e excessos, que é o Carnaval, segue-se a Quarta-feira de Cinzas e a Quaresma, um período de reflexão, abstinência e jejuns.
Para os católicos é sinónimo de não consumir carne nas sextas-feiras durante a Quaresma, bem como na Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa. A esta abstinência alguns católicos juntam ainda a abstinência de outros alimentos e costumes. Embora seja um tempo penitencial, não é um tempo triste e depressivo. Trata-se de um tempo especial de purificação e de renovação da vida cristã para poder participar com maior plenitude e gozo do mistério pascal do Senhor. É um tempo para refletirmos sobre a vida e mudarmos atitudes, este ano ainda mais significativo.
A abstinência de carne, levou a uma diversificação das refeições nestes dias, o inverno que ainda se vive nesta época, não permitia noutros tempos com facilidade substituir a carne por peixe fresco. Assim, recordo que nestes dias, faziam parte da ementa lá de casa o Molho de Bacalhau, a Salada de Atum e as Tortas de Salsa com Favas e Batatas Cozidas.


MOLHO DE BACALHAU

Ingredientes:
azeite
1 cebola
4 dentes de alho
1 molho pequeno de salsa
200 ml de polpa de tomate
20 batatas pequenas
750 grs de bacalhau já demolhado
1 colher (de café) de cominhos
2 colheres (de café) de pimentão doce
água (cerca de 1 litro)
sal se necessário

Modo de preparação:
Refogar num fio de azeite, a cebola e o alho picado. Juntar a salsa picada, a polpa de tomate, os cominhos, o pimentão-doce e cerca de 1 litro de água. Quando começar a ferver colocar as batatas cortadas em rodelas ou inteiras se forem pequenas. Depois de as mesmas estarem cozidas juntar o bacalhau e deixar cozinhar por 5 a 10 minutos. Retificar os temperos e se necessário colocar sal apenas nesta fase.

Comentários

Mensagens populares