dia 32... tá consolando... uma cozinha em isolamento...

Hoje é dia de livro...

“Doces e Cozinhados”, de Isalita

Foi pelas mãos da D. Maria Regina Pimentel, que conheci o livro “Doces e Cozinhados”, de Isalita. Este livro foi-lhe oferecido pela afilhada Ana Maria, aquando do seu aniversário, em 09 de outubro de 1951. De referir o cuidado que se punha nestes gestos, ao colocar uma pequena dedicatória no livro, eternizando assim o momento. A versão que tive oportunidade de folhear pela primeira vez é a edição das Bodas de Prata, inteiramente refundida e muito ampliada, publicada em 1950, pela Livraria Bertrand.
A primeira edição deste livro foi publicada em 1925, pelo Centro Tipográfico Colonial. Em 2006, a Livraria Sá da Costa, publicou a 28º edição e última até à data do mesmo. O livro ficou a dever-se à colaboração de duas amigas, que publicaram os seus conhecimentos culinários: Maria Isabel Sousa Campos Henriques e  ngela Carvajal y Pinto Leite Telles da Silva (Angelita). O nome “Isalita” resultou da abreviação de “Isabel” e “Angelita”.
Após algumas pesquisas em alfarrabistas consegui adquirir o livro, tendo tornado-se o livro mais antigo da minha coleção. Tratar-se da 12° edição do livro, com data de 1950. A magia deste livro é que pode tem algumas notas da antiga proprietária e alguns recortes de jornal que a mesma guardou dentro do livro. Uma verdadeira cápsula do tempo.




PÃO DE LO

Batem-se 7 gemas de ovos com 300 grs de açúcar, no fim de muito batidas, juntam-se-lhes 200 grs de farinha. As claras devem estar levantadas, misturam-se à massa, devendo depois bater-se pouco. Tem-se uma forma untada com manteiga e deitar-se dentro a massa, que vai logo para o forno, deve cobrir com um papel quando começar a tomar cor.

Nota: A receita foi transcrita do livro apenas actualizando a forma como as palavras são agora escritas. Como podem ver na foto da receita, por exemplo gemas à 70 anos escrevia-se gemmas e açúcar escrevia-se assucar.

Comentários

Mensagens populares