dia 29... tá consolando... uma cozinha em isolamento...

Há dias a Nádia falava da lição de vida que as nossas mães nos deram quando aos sábados nos ponham a limpar as grandes casas e os móveis com rebecos maquiavélicos.
Eu aprendi essa lição e ainda a lição de que na cozinha nada se perde... O resto do bacalhau cozido que não dava para uma pessoa... Transformava-se se em tortas. A carne que pelos serviços do Espírito Santo os mordomos repartiam pelas pessoas que ajudavam, transformava-se em empadão e rissois.
Hoje, o resto da carne assada da Páscoa transformou-se em empadas.


EMPADAS

Ingredientes:
500 grs de farinha sem fermento
150 grs de manteiga
5 grs sal
3 ovos
água (até dar consistência à massa)

Modo de preparação:
Amassar a manteiga com os ovos. Adicionar de seguida a farinha e temperar de sal. Continuar a amassar juntando água se necessário para dar a consistência à massa. Reservar enquanto prepara o recheio.

Para o recheio, usei um resto de carne assada com molho.
À carne assada com molho, juntar cogumelos triturados, ervilhas cozidas e cenoura ralada. Como o molho da carne assada já tem todo o sabor, juntar os restantes ingredientes serve para aumentar a nossa quantidade de recheio e torná-lo numa pasta para rechear. Levar ao lume o preparado, para apurar os sabores.

Numa superfície enfarinhada, esticar a massa das empadas o mais fino possível. Forrar forma de queques, colocar o recheio e fechar a empada com um círculo de massa. Também pode fazer em forma de rissois.
Pincelar as empadas com ovo batido.
Levar ao forno até à massa estar douradinha e cozida.

Comentários

Mensagens populares