Doce de abóbora, maçã e canela

Cada vez mais se dá valor à alimentação e a saber o que estamos a comer. Muitas vezes compramos doces quando eles são tão fáceis de fazer e com ingredientes que até temos por casa. Aproveitando umas abóboras que ainda abundam nesta época, aqui fica a sugestão de um doce caseiro ótimo para um lanche. Este saiu da minha cozinha para um cabaz de Natal, porque cozinhar é dar um pouco de nós, é dar amor.
Ingredientes:
1 kg de abóbora já descascada
250 grs de maçã já descascada
625 grs de açúcar
canela a gosto
1 saqueta de pectina* (25 grs)
1/2 copo de água

*Pectina é o gelificante natural, que combinada com o açúcar tem propriedades espessantes, reduzindo o tempo de fervura, mantendo o sabor e a cor da fruta. Pode se encontrar nos supermercados, junto ao fermento e às gelatinas.

Modo de preparação:
Num tacho coloque a abóbora e as maçãs picadas em cubos, o açúcar, a pectina e a água. Leve ao lume até à fruta estar cozida. Nessa altura triture com a varinha mágica. Junte canela a gosto e leve novamente ao lume até engrossar.
Com o doce ainda quente coloque em frascos esterilizados, feche-os e vire-os de "cabeça para baixo". Assim irá criar um vácuo natural que ajudará a conservar o doce.

Comentários

  1. Adoro doce de abobora! Raramente faço pois desaparece num instante, sou capaz de comer de colher! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares