Fofas do Faial

Com menos expressão a nível de festejos, mas continuando a tradição das quatro quintas feiras, celebra-se hoje Dia de Compadres. Festejos que muitas vezes são pretexto para sentarmo-nos à mesa e convivermos com familiares e amigos, que devido à correria do dia a dia, nem sempre estamos com eles. Por estes dias à mesa faialense não podem faltar as fofas ou fofas escaldadas como diziam os antigos. Típicas da ilha do Faial apesar de terem o mesmo nome das que apresentem na primeira quinta feira, receita da ilha Terceira, as do Faial variam ao nível da massa base que é levada ao lume a cozer/escaldar.
 
Ingredientes:
 
Fofas:
500 grs de farinha sem fermento
1 l de água
1 colher (de sopa) de manteiga
10 ovos
1 limão (só a casca)
1 pitada de sal
1 colher (de chá) de fermento
 
Recheio:
1 l de leite
2 copos de açúcar
4 colheres (de sopa) de amido de milho
2 colheres (de sopa) de manteiga
5 gemas
Raspa de 1 limão
 
Modo de preparação:
Num tacho ferve-se a água, a casca do limão, a manteiga e o sal. Deita-se a farinha toda de uma vez e mexe-se até fazer uma bola. Coloca-se num recipiente e deixa-se arrefecer. Adiciona-se a esta massa um ovo de cada vez e por fim o fermento. Num tabuleiro untado colocam-se montinhos desta massa no tamanho de colheres de sopa. Leva-se ao forno a 220ºc para crescerem rápido, ter atenção para não queimar.
Para o recheio, num tacho juntam-se todos os ingredientes e mexendo sempre deixa-se engrossar. Com um saco de pasteleiro recheiam-se as fofas por uma pequena abertura feita com uma faca.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares