terça-feira, 24 de maio de 2016

Molha de Carne

Ao passar num posto de turismo chamou-me à atenção uns panfletos com o título "Açores gastronomia". Eram nove um para cada ilha, falavam da história de cada uma das ilhas e da sua gastronomia. Claro que não perdi tempo e recolhi toda a colecção. Nestes panfletos  tinha também uma sugestão de ementa e três receitas. É uma dessas receitas que vos deixo aqui hoje.
A receita da Molha de Carne é típica quer da ilha do Faial quer da ilha do Pico, não diferindo muito no seu sabor.

Ingredientes:
4 kg carne de vaca com osso
1/2 l vinho branco
2 colheres (de sopa) de banha
3 cebolas
8 dentes de alho
2 malaguetas picadas
2 colheres (de sopa ) de polpa de tomate
1 colher (de sopa) de pimenta da Jamaica em grão
1 folha de louro
1/2 colher (de café) de cominhos em pó
1 pau de canela
sal q.b.

Modo de preparação:
Faz-se a marinada com vinho branco, a carne partida em bocados de dimensão média, sal, alguns alhos pisados e malaguetas,  ficando assim a carne durante umas 2 horas. Faz-se um refogado com cebola, alho e banha. Quando estiver louro, junta-se a polpa de tomate,  os cominhos,  a jamaica, mexendo sempre; junta-se um pouco de vinho e o pau de canela. Ferve um pouco, juntando se a carne e deixa-se cozer lentamente mais ou menos 2 horas ou até estar cozida. Se começar a ficar sem molho junta-se um pouco de água. Põe-se por cima um ramo de salsa. Prova-se e retifica-se os temperos e deixa-se ferver um pouco mais.

1 comentário:

  1. Aqui também fazemos, é algo que eu adoro! A semana passada fiz foi molha de porco porque é a preferida do meu marido! Eu prefiro a de vaca! beijinhos

    ResponderEliminar