Galette de figos e amêndoas

E para finalizar o lanche, mais uma receita da Joana Roque, simplesmente divinal. Em vez de figos frescos utilizei figos em calda, acredito que com figos frescos fique bem melhor.

Ingredientes:
250 grs de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de açúcar
1/2 colher (de chá) de fermento em pó
180 grs de manteiga fria
80 ml de água fria
60 grs de amêndoa 
50 grs de açúcar
8 figos
açúcar demerara para polvilhar (opcional)

Modo de preparação:
Comece por fazer a massa no robot de cozinha. Junte a farinha com o açúcar e o fermento e misture bem. Acrescente a manteiga em cubos e ligue o robot, em velocidade baixa, deixando que a massa se vá formando de modo a que se assemelhe a migalhas grossas. Com o robot a funcionar, junte a água em fio e deixe que se forma uma massa lisa.
Retire a massa do robot e embrulhe-a em película aderente, formando um disco. Leve ao frigorífico pelo menos 30 minutos a repousar antes de usar.
Prepare o recheio. Triture as amêndoas com o açúcar até formar uma espécie de farinha fina. Reserve.
Lave os figos, seque-os e corte-os em fatias mais ou menos da mesma espessura.
Depois de repousar, retire a massa do frigorífico e estenda-a entre duas folhas de papel vegetal. de modo a obter um circulo com cerca de 30cm de diêmetro. Coloque a massa num tabuleiro - com o papel vegetal por baixo, e espalhe a mistura de amêndoa e açúcar sobre a massa, deixando uma borda de cerca de 4cm.
Por cima disponha os figos previamente cortados. Dobre depois as pontas da massa para cima dos figos e polvilhe tudo com um pouco de açúcar demerara (ou outro).
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até a massa estar dourada e cozinhada.

Comentários

Mensagens populares