sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Torta de cenoura e chocolate

Filipa Gomes e Joana Roque foram sem dúvida nomes que me acompanharam neste desafio de uma receita por dia. Uma cozinha simples e cheia de sabor caracteriza as receitas delas. Na recta final do desafio deixo esta receita de Torta de Cenoura, receita da Filipa Gomes.

Ingredientes:
500 grs cenouras
1  pau de canela
1  estrela de anis
1  chávena e 1/2 de açúcar fino
5  ovos médios
1  laranja
4  colheres (de sopa) de farinha de trigo sem fermento
1  colher (de chá) de fermento
1  pitada de sal
manteiga para untar
100 gr açúcar para polvilhar

Modo de preparação:
Descasque as cenouras e corte em rodelas até perfazer 1/2 kg. Leve a cozer em água com o pau de canela e a estrela de anis. Enquanto isso, unte com manteiga, forre com papel vegetal e volte a untar com manteiga um tabuleiro com cerca de 28x35 cm. Depois das cenouras cozidas escorra-as, coloque no processador e triture até virar um puré. Separe as gemas das claras. Junte as gemas no preparado no processador, ass como o açúcar e as raspas de laranja. Volte a processar até virar um creme. Adicione a farinha peneirada e o fermento e volte a processar. Bata as claras em castelo e numa taça envolva no creme de cenoura. Deite no tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 190ºC durante 15-20 minutos.
Rale uma tablete de chocolate de culinária. Retire a massa do forno polvilhe com açúcar. Coloque um pano lompo por cima e uma tábua maior que o tabuleiro. Vire retire o papel vegetal. Polvilhe com o chocolate e com a ajuda do pano enrole. Deixe enrolada até arrefecer e depois transfira para a torteira.

Sem comentários:

Enviar um comentário